Saúde do homem

PorDra. Ludmila Thommen

Saúde do homem

Escuto com frequência as seguintes frases:

– O homem não cuida da sua saúde;
– O homem deixa pra se cuidar na última hora;
– O homem não vai ao posto de saúde.

Ainda hoje a saúde masculina é pouco falada e cercada de preconceitos, tabu e falta de informações.  O novembro azul é a época do ano que mais levantamos a pauta do câncer de próstata, mas incentivar o cuidado de rotina durante todo o ano é o que realmente vai fazer a diferença.

Existe uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNSH), cujo a diretriz é qualificar a saúde da população masculina na faixa etária entre 20 e 59 anos, oferecendo diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres e outras, como diabetes e hipertensão, beneficiando 55 milhões de homens (27% da população total e 55% da população masculina).

Os homens vivem 7 anos e meio a menos que as mulheres. Então, o nosso papel como profissionais de saúde, esposa, mãe, amiga e filha é estimular o homem a buscar-se manter saudável. A orientação é estimular o autocuidado masculino, a adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas e também o abandono do tabagismo. E, claro, prestar atenção aos sinais do corpo e buscar ajuda se algo estiver diferente.

Quais os tipos de câncer que mais atingem os homens no Brasil?

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as Regiões do país, seguido pelo câncer de pulmão em segundo lugar, câncer de intestino em terceiro e câncer de cavidade oral.

Mas hoje quero chamar atenção para os tumores mais raros e muitas vezes que passam despercebido por não serem tão citados.

Câncer de pênis: é raro e surge com uma feridinha. Está ligado a falta de higiene e principalmente ao HPV.

Câncer de testículo: outro tumor raro, mas que precisamos alertar para os sinais e sintomas. Acomete adultos jovens, entre 20 e 40 anos. Pode ser percebido aumento do volume do testículo, dor ou endurecimento.

Câncer de mama: 1% dos tumores de mama são nos homens. Por ser um tema pouco abordado, o combate ao câncer de mama nos homens gera muitas incertezas. Assim como nas mulheres, os sintomas são o aparecimento de nódulos na região das mamas e abaixo das axilas, além de secreção nos mamilos.

Qual tipo de receio que surge com o tratamento de câncer no homem?

A questão da sexualidade principalmente a impotência sexual é um dos maiores medos atrelados ao tratamento do câncer. Abordar esse tema é fundamental pois tem relação direta com a qualidade de vida do nosso paciente. Outro temor do tratamento do câncer de próstata esta relacionado a perda de urina (incontinência urinária).

Vale lembrar que cada caso é único e precisa ter calma, uma conversa franca com seu médico sobre todos os tipos de tratamentos disponíveis, seus efeitos colaterais e quais medidas utilizar para amenizar qualquer efeito indesejável.

Ludmila Thommen Teles

Sobre o autor

Dra. Ludmila Thommen administrator

1 Comentário até agora

saude do homempostado em8:13 am - out 7, 2019

Muito bom seu post!!

Deixe uma resposta