Receita para 2020: metas e disciplina durante o tratamento

PorDra. Ludmila Thommen

Receita para 2020: metas e disciplina durante o tratamento

Início de ano e um ótimo momento para cumprir resoluções de ano novo. Para paciente em tratamento, também é um momento de fôlego, esperança e propósitos.

Um dos primeiros passos para o paciente gerenciar seu tratamento é entender quais são as metas propostas e ações devem ser realizadas para se alcançar o objetivo desejado. Importante saber que o tratamento pode ser lento e novas questões podem surgir com o tempo ou ter mudanças de prioridades.

O tratamento do câncer é bem individual e depende de inúmeras variáveis, como idade, condição física, quanto avançado o tumor se encontra, local do tumor etc. Dessa forma, cada paciente precisa ter seu planejamento de tratamento com metas claras e, se possível, mensurável. Mas atenção! “Nem tudo que pode ser medido importa, e nem tudo que importa pode ser medido.”

E sim, às vezes não temos algo mensurável para analisar e temos que focar em controle dos sintomas clínicos, melhora de qualidade de vida e dos exames de sangue (por exemplo, os marcadores tumorais).

Por isso, separei três principais objetivos do tratamento oncológico:

– Curar o câncer
– Controlar o câncer
– Conforto e para aliviar os sintomas causados pelo câncer

Nesse ambiente de planejamento, humanizar o percurso terapêutico vai trazer os valores e desejos individuais. Desse modo, conseguimos traçar melhor a nossa linha de cuidado.

Para executarmos as metas propostas é exigida muita disciplina. Vou dar algumas dicas:

1.      Tenha gerenciamento do seu tempo;
2.      Ouça seu médico e siga as instruções dele;
3.      Conheça seu corpo e comunique regularmente a equipe se algo estiver diferente. O tratamento do câncer é um esforço em equipe;
4.      Cuide da alimentação;
5.      Tome cuidados com as terapias alternativas. Pesquise e tire sempre a dúvida com seu médico ou alguém de sua equipe. Não aceite nada antes de refletir ou conversar com seu médico;
6.      Resgate suas prioridades;
7.      Pratique algo que goste: atividade física, meditação, yoga… tudo, claro, acompanhado também pela equipe médica;
8.      Pensamento positivo e confiança. Nossa mente opera verdadeiros “milagres” na nossa forma de viver.

Ludmila Thommen

Sobre o autor

Dra. Ludmila Thommen administrator

6 Comentários até agora

Fatima Cardosopostado em12:09 am - jan 17, 2020

COMO SEMPRE SUAS PALAVRAS SÃO ESCLARECEDORAS E NOS AJUDAM MUITO . QUE DEUS ABENÇOE SUA VIDA .
GRANDE ABRAÇO

Alessandra rodriguespostado em11:13 am - jan 17, 2020

Olá dra.Ludmila!
Me lembro no dia que cheguei no HUB,sem esperanças fraca dores mts dores,a senhora foi é tão carinhosa comigo levantou minha alta estima,me abraçou e me disse que tudo daria certo,na mesma hora me encaminhou pra minha primeira quimioterapia,e hj estou preparando tudo para cirurgia ,obrigado dra.ludmila a senhora é um anjo que Jesus deixou aqui na terra pra nos fortalecer…Deus abençoe a senhora grandemente obrigado por fazer parte da minha vida e da minha histiria❤

Edilaine dos santos Fonseca Pirespostado em1:53 pm - jan 17, 2020

Hoje olho o percurso que fiz durante toda minha caminhada de 2017 até agora , vejo que DEUS tem colocado pessoas maravilhosas em minha vida e isso tem feito toda diferença pra não desisti e si entregar a doença .
Em todas dificuldades lembro do segundo dia de quimeo aquele desispero de não ter dado certo do nada chega a Dr. Ludimila me abraça e fala pra mim que vai resolver meu problema eu chorei tanto tanto foi um alívio porque eu não sábia mais o que fazer ela chegou organizou tudo .
Por esse percurso de tratamento médico eu nunca vi uma pessoa humana , amável prestativa , atenciosa, dedicada e ácima de tudo isso e muito mais profissional de muitas qualidades eu agradeço sempre ! Obrigada por tudo .

Valdirene Queiroz Galvão Maiapostado em6:59 pm - jan 17, 2020

Obrigada doutora Ludmila, por todo carinho e dedicação por seus pacientes. Eu fui sua paciente em 2016, no Hub.
Foi um período muito difícil, o medo da quimioterapia se transformou em confiança ! Hoje estou bem, e sigo meu acompanhamento na mastologia! Confesso que não fiquei confortável quando recebi alta , principalmente porque você estava de licença maternidade! Queria te agradecer por tudo! Um grande abraço!

Arilene Ribeiro Santiagopostado em7:17 pm - jan 21, 2020

Olá doutora, e sempre um prazer receber informações e é muito mais prazeroso recebe- las de alguém que por quem detemos confiança e admiração. Doutoura, tu és uma profissional mais que humana , és profissional que se preocupa com o bem estar como.um todo dos seus pacientes. Sou grata e Deus por me presentear com uma médica inigualável. Gratidão infinita doutora.

Deixe uma resposta