Prevenção

Prevenção é um conjunto de medidas tomadas para melhorar a saúde como um todo e reduzir a chance de desenvolver algumas doenças, dentre elas o câncer. O aumento da incidência de câncer tem sido relacionado a alterações nos hábitos de vida, como: sedentarismo, obesidade, tabagismo e alimentação inadequada. Assim, além dos exames de rotina, o estilo de vida saudável é necessário, tanto para ajudar a prevenir, quanto para quem tem ou já teve a doença.

5 Dicas de Prevenção:

1. Alimentação saudável: Alguns alimentos possuem a capacidade de proteger o organismo evitando danos ao DNA, prevenindo a replicação errada da célula, ou seja, evitando a formação de câncer. No entanto, existem alimentos que aumentam o risco de surgimento da doença, já que podem causar o aumento da inflamação crônica no organismo. “As pessoas devem priorizar alimentos ricos em fibras, frutas, legumes, verduras e cereais integrais e evitar o consumo de alimentos processados, refrigerantes e fast food”

2. Pratique atividades físicas: Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim ou buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras. Lembrando que o benefício da atividade física também está relacionado a melhora do sono, do humor e da qualidade de vida.

3. Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.

4. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas: Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer.

5. Exerça o autocuidado: Quando a pessoa se conhece ela identifica com mais facilidade alterações em seu corpo. É muito importante conversar com seus familiares para conhecer se há históricos de doenças, pois muitas vezes podemos aumentar os cuidados, visando diminuir o risco de possíveis problemas de saúde. Reforçando que ter parentes com algum problema de saúde não significa que você desenvolverá essa condição.