Como lidar com o lado emocional quando há diagnóstico de câncer na família?

PorDra. Ludmila Thommen

Como lidar com o lado emocional quando há diagnóstico de câncer na família?

Receber o diagnóstico de câncer muda a maneira com que os membros da família se relacionam. De maneira geral as famílias que resolvem bem seus conflitos e que se apoiam entre si são as que melhor enfrentam o câncer de um ente querido.

Os papéis dentro da família mudam e a maneira com a qual seus membros lidam com as mudanças afetará a forma com a qual se adaptarão no futuro.

Para o paciente com câncer, as mudanças na família podem desencadear angústia ao não se sentir mais incluída dentro de casa. É importante compreender isso e ajudar o paciente a encontrar maneiras de contribuir e sentir-se útil nas atividades cotidianas quando há condição física para tal. Isso ajuda tanto o paciente quanto os membros da família”.

 

Importante também os familiares procurarem informações neste processo de transição, pois é uma ferramenta importante para lidar com a situação. “Sempre que possível leia e aprenda algo sobre a doença e também como é tratada. Inteire-se das novidades relacionadas ao câncer, novos tratamentos e terapias de suporte. Dê preferência para as que focam na qualidade de vida do familiar com câncer”.

Ver alguém que você ama doente é muito difícil. Para isso, a Psicóloga Juciléia Rezende, conta que os amigos e familiares podem enfrentar momentos de altos e baixos, de desânimo, incerteza e dúvidas. Por isso, consideramos importante um espaço para falar sobre o que os membros da família e próprio paciente está sentindo.Ter uma rede de apoio é fundamental tanto para o paciente como para os cuidadores.

Dica da Lud: A vida não tem bis, cada momento é único. Não tem o novo, tem o agora. Viver o hoje, com consciência, com disciplina e muita vontade de viver é o que importa!

Dra. Ludmila Thommen Teles

Sobre o autor

Dra. Ludmila Thommen administrator

Deixe uma resposta