As pausas são necessárias e você precisa saber porquê

PorDra. Ludmila Thommen

As pausas são necessárias e você precisa saber porquê

Vejo o dia a dia corrido das pessoas, inclusive o meu, e penso sempre em escrever sobre parar para respirar e fazer a tão famosa pausa.

Alerto meus pacientes de que é preciso fazer várias pausas no decorrer do ano. Necessitamos PENSAR, SENTIR, tomar consciência de tudo que vivemos e fazer a checagem do nosso “plano de voo”.

Viver no automático pode ser perigoso

Sempre digo que a vida humana é uma verdadeira jornada, com altos e baixos, desafios, alegrias e tristezas e muitas reviravoltas. Logo nos exige preparação e a busca do equilíbrio. É ele que nos permite viver a rotina com mais clareza.

Minha rotina é bem corrida, assim como a da maioria das pessoas nesses tempos modernos. Tentar fazer tudo o que nós mesmos exigimos exige disciplina, estratégia e TEMPO.

Já falei sobre o tempo em uma reunião com mulheres que estavam em tratamento para o câncer e chegamos a conclusão que sim, o tempo é o bem mais precioso da nossa vida.

Queremos tempo para viver, tempo para estudar, tempo para ficar com a família, desejamos um pouco mais de tempo com aquela pessoa que está partindo da nossa existência, tempo para declarar o nosso amor por aqueles que nos são importantes. Mas será que planejamos bem o nosso tempo, nossas 24 horas, nosso mês, nosso ano?

No meu caso, preciso dessas pausas para redefinir meu tempo, além de uma boa dose de propósito. Viver no automático é perigoso. Por isso, definir o propósito da nossa existência nos leva a um grande progresso, pois não existe fracasso e nem o medo quando sabemos nossa verdadeira essência.

Conciliando papéis

Quando o assunto é ser mãe e oncologista, sempre penso que há vidas humanas confiadas a mim. Sinto-me responsável em desempenhar o melhor dos dois papéis nos dois legados confiados a mim. Converso muito com os meus pacientes e prezo por proporcionar uma experiência diferenciada, exclusiva, intensa e repleta de afeto, dedicação e amor. Assim como faço dentro da minha casa.

A consideração que temos com o próximo e o nosso respeito geram relacionamentos com integridade e honestidade. E tudo isso deveríamos levar para todos que cruzem nosso caminho.

E o que isso tem a ver com pausas? Tudo! Quando paramos para olhar a necessidade do outro também estamos exercitando a pausa. Sair das nossas próprias necessidades e nos questionar como podemos ser úteis para os outros nos dá novas perspectivas.

E fiquem atentos

Atenção leitores! Teremos de tudo um pouco na nossa jornada chamada vida. Espero que aproveitem o maior patrimônio que existe: você e o seu tempo.

Acredito que exista uma hora e um lugar para tudo. E não basta realizar com eficiência e rapidez o que nos é dado como missão. É preciso fazer a coisa certa no tempo certo.

“Mude, mas comece devagar. Porque a direção é mais importante que a velocidade”
(Clarice Lispector)

Dra. Ludmila Thommen Teles

Sobre o autor

Dra. Ludmila Thommen administrator

1 Comentário até agora

Maria José Soares Freire Ináciopostado em5:05 pm - jul 14, 2019

Olá Dr. Ludmila. Sou sua paciente no HRT. Nesses dias precisei muito está com você em um retorno pós cirurgia mas não a encontrei por lá. Fiqeui be. Triste. Espero vê-la em breve. Iniciarei as sessões de quimioterapia no final de julho , orientada pela Dr. Eliane. Estou com muito medo e dúvidas mas é preciso enfrentar isso tudo. Um abraço! Adorei a leitura que disponibilizou aqui.

Deixe uma resposta